Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

30/09/2010

Segurança máxima


Perfil do profissional:

ü Prefere cargos que exijam desempenho previsível e constante.

ü Preocupa-se mais com o contexto do trabalho do que com a sua natureza.

ü Acredita que sua lealdade contribui, de fato, para o bom desempenho da companhia.

ü Aprecia benefícios de longo prazo, aumentos por tempo de serviço e plano de carreira.

Empresas com esse perfil (guia exame):

Grupo Zema: Quando alguém é promovido e não se adapta ao novo cargo, pode voltar à função anterior.

Brasilata: Antes de demitir alguém, é convocada uma reunião com vários participantes. Se não chegarem a um denominador comum, a pessoa fica.

Magazine Luiza: Ninguém é demitido sem passar pelo crivo do Conselho de Funcionários, presente em cada uma das 108 lojas.

Foco na recompensa


Perfil do profissional

ü Sente-se a vontade em mercados agressivos e ambientes muito competitivos.

ü Tem disponibilidade para trabalhar inclusive fora do país.

ü Tem “acabativa”, aquela qualidade de transformar planos em realidade.

ü É capaz de construir boas redes de relacionamento.

ü Tem facilidade de lidar com mudanças constantes.

ü Gosta do risco e da adrenalina.

Empresas com esse perfil (guia exame):

HP: “Free choice” ou benefícios flexíveis. O funcionário define o que incluir no pacote de benefícios.

Citibank: Combinação irretocável: free choice, assistência médica executiva, salas de shiatsu e cinco formas de premiações em dinheiro.

Odebrecht: Programa de participação nos lucros chega a pagar mais de 20 salários por ano aos funcionários.

Siemens Metering: A empresa contribui para a educação dos filhos de funcionários até a universidade, com u ma ajuda média de 230 reais por filho.

Multibrás: Remuneração total acima da media de mercado. São seis planos diferentes para aumentar o variável.

Corrida de obstáculos


Perfil do profissional:

ü Gosta de assumir riscos

ü Tem disposição para encarar longas jornadas de trabalho

ü Sente-se motivado a trabalhar com parceiros e objetos diferentes

ü Combina visão estratégica com ações de curto prazo

ü É flexível: antecipa e reage às mudanças

ü Aprende novas técnicas e processos com facilidade

Empresas com esse perfil (guia exame):

Dow: Tem um sistema de alinhamento de competências, mais de 350 cursos via internet e equipes autogerenciáveis.

Compaq: Usa processos multifuncionais para mapear as competências dos profissionais em diferentes situações.

Embraco: Há um manual com a descrição das competências e a chance de carreira em países tão diferentes quanto o Brasil, a China e a Eslováquia.

Odebrecht: No plano de ação individual, o funcionário define suas metas, seu futuro profissional e até negocia o quanto merece ganhar.

IBM: Alta performance contínua é estimulada por um programa onde os melhores funcionários acompanham os direitos por um período

22/09/2010

Dificuldades na Interpretação


Ler um texto, responder um questionário parece ser uma tarefa simples, mas interpretar a essência dos mesmos, para muitos são obstáculos. Alunos, profissionais, qualquer pessoa pode ter dificuldades na compreensão pura de um texto ou em responder questões de um concurso. São inúmeros os fatos ocasionadores da má interpretação, como a falta de leitura, o desconhecimento de palavras e do assunto, como também a pressa na execução da leitura.
O habito de ler abre portas para uso de um novo vocabulário, ela desperta curiosidades e com isso automaticamente a pessoa passa a buscar novos assuntos. Muitos alunos são prejudicados por interpretações equivocadas de questões durante a realização das provas, o cuidado de ler pausadamente respeitando a pontuação ajuda muito na interpretação, é preciso buscar as palavras chaves e entender o que a questão esta querendo, é preciso responder todos os questionamentos feitos na questão. Muitos lêem rapidamente sem repetir a leitura, e palavras são confundidas e as afirmações e questionamentos entendidos de forma defeituosa.
Não basta ter uma noção do texto, é preciso colher os detalhes que o texto fornece e que podem ser pontos chaves para desenvolver sua critica. Os ansiosos sofrem muito com isso, lêem e acham que já entenderam, é preciso parar, refletir o texto lido, questione a você mesmo se foi absorvido todo o texto, ou se foi respondido o que a questão esta pedindo. O habito de leitura pode ser desenvolvido em qualquer idade, comece a ler assuntos que lhe agradam e com o tempo adicione outras leituras no seu dia a dia. Este hábito desenvolve uma melhor interpretação. Assim, a melhora não é só na interpretação do que as pessoas escrevem, mas a nossa própria comunicação tem como conseqüência também uma evolução.

14/09/2010

Por que treinar?

    Hoje com o mercado mais competitivo, as empresas buscam um diferencial para manter-se à frente na corrida por uma fatia maior de mercado, por lucros etc. Para isso, as organizações precisam ter capital intelectual capaz de desenvolver processos com eficiência e eficácia, pessoas competentes que prezem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.
     Através do treinamento as pessoas aperfeiçoam suas capacidades, desenvolvem habilidades, conseguindo assim, enxergar os processos organizacionais como um todo. É desafiador manter o treinamento, pois os resultados são de médio e longo prazo e cabe à empresa deixar claro para seus colaboradores que, além de tudo eles devem estar dispostos a apreender, a autodesenvolver e buscar crescentes melhorias para a empresa.
     A organização é uma engrenagem movida por pessoas, que quando são treinadas conseguem fazer mudanças, trabalhar em equipe e querer sempre desenvolver dentro da empresa que ofereceu o treinamento. O que o concorrente não possui e é diferencial hoje nas maiores empresas, são as equipes gabaritadas e empenhadas numa boa administração.



Postado por
Patrícia Moreira.


08/09/2010

Organize sua vida para obter sucesso em uma organização



O bom administrador em uma organização , é uma pessoa motivada, capaz de ter uma visão além das quatro paredes que esta situada a empresa, é uma pessoa que não tem medo de seguir novos caminhos, e uma pessoa dinâmica. Dentro das organizações os funcionários vem se cobrando para lidar com diferentes situações em um mesmo momento, e aqueles que não conseguem este talento se tornam pessoas frustradas, ansiosas, murmuradoras, nervosas e sabemos que isso tudo não traz bons resultados para a saúde humana.
Para ter forças em conseguir sucesso no trabalho, é importante que gerentes, administradores, funcionários, enfim, todas as pessoas que estão ligadas na organização sigam algumas regras, regras que começam dentro do lar. São elas:
1º - Não se comprometer com excesso de tarefas que não serão realizadas como: trabalho, faculdade, academia, curso de uma língua estrangeira, levar/buscar filhos na escola etc. Não realizar um plano planejado traz frustrações e nervosismo ao longo do dia.
2º- Parar para replanejar os planos. Se algo não esta indo como planejado, seja humilde para reconhecer o seu limite.
2º - Conselho antigo, mas importantíssimo: Não deixe para fazer amanha o que se pode realizar hoje, amanha é outro dia o acumulo de tarefas tira a sua tranqüilidade. Não deixe para estudar para a prova no final de semana anterior, não deixe para montar o relatório que você tem que entregar todo final mês na ultima semana, etc.
3º- Anote suas tarefas, para que possa definir prioridades e para não ser pego de surpresa por esquecer algo que lhe foi solicitado.
Uma vez ouvi uma frase que desconheço autoria: “Sabedoria é saber organizar sua vida”, e analisando-a percebi que é verdadeira, sucesso na vida profissional e qualidade de vida começa com decisões bem planejadas na vida pessoal, só assim terá condições de planejar tribulações no ambiente de trabalho.

02/09/2010

Contratação de Pessoas com Deficiências

Atualmente o mercado de trabalho está em constante mudança e requer adaptações das empresas e mudanças em toda a sua cultura organizacional. Uma adaptação significativa é a inclusão de pessoas portadoras de deficiências, lhes proporcionando inclusão social e desenvolvimento de habilidades. Existe um determinado número de cotas destinadas a deficientes segundo a legislação brasileira, onde determina que as empresas obedeçam às exigências legais a fim de preencher a cota de deficientes prevista no artigo 93, da Lei 8.213/91.
A legislação estabelece uma cota de 2% a 5% dos cargos das empresaspara beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiências nas empresas com 100 ou mais empregados, nas seguintes proporções: até 200 empregados, 2%; entre 201 e 500, 3%; entre501 e 1.000, 4%; e mais de 1.000, 5%.
As empresas devem estar conscientes de que este posicionamento vai além da obediência das normas legais, é questão de inclusão, que quando vista dessa forma beneficia ambas as partes. Que não seja apenas um fechamento de cotas, mas também uma forma de assumir seriamente a responsabilidade social e também reconhecer a gama de habilidades de portadores de deficiências.

Como questionamento:
As empresas estão preparadas, tanto em infra estrutura quanto em recrutamento e seleção? Como seria o direcionamento dessas pessoas para o cargos respectivos? Opinem.

Porque investir em treinamentos e desenvolvimento de pessoas

Produtividade, excelência no atendimento ao cliente, superação de metas, resiliência, criatividade e muitos outros ingredientes são requeridos para que as organizações sobrevivam e se perpetuem. Estes são os grandes desafios mundiais das empresas no momento atual. E para obter-se estes resultados entra em cena a peça-chave desta engrenagem - o ser humano.

Mesmo diante desta realidade, nos deparamos frequentemente com afirmações de que as empresas não estão investindo como deveriam no desenvolvimento das pessoas que integram o ambiente produtivo.
Muitos alegam que os investimentos têm sido priorizados para aquisições de acervos tecnológicos ou para outras alocações voltadas aos "negócios da empresa". E desta forma, assistimos mais e mais processos tecnológicos se instalando e sendo o centro das atenções nos ambientes organizacionais.

Tudo isso requer mudanças profundas e urgentes nas formas de ver "o negócio da empresa". Onde está o ser humano - o colaborador, neste processo?
No contexto atual, estamos cada vez mais alicerçados pelos avançados processos tecnológicos, compostos por equipamentos de ultima geração, matéria-prima de alta qualidade, etc. Só que o fator humano é mais decisivo na medida em que esses componentes dependem da ação humana.

Vemos ainda, a atitude de muitos profissionais investindo pessoalmente no autodesenvolvimento, financiando seus próprios programas de aperfeiçoamento, uma vez que a empresa está alheia a esta necessidade.
Esta prática não deixa de ser válida, considerando-se a necessidade de desenvolvimento da empregabilidade do profissional. Mas, o que observamos, é que os planos de desenvolvimento deixados sob a responsabilidade do próprio colaborador, na maioria das vezes, tendem a inclinar-se para objetivos pessoais, sem considerar as perspectivas da empresa. Quando coincidem com os propósitos organizacionais, é algo salutar, caso contrário, colaborador e empresa seguirão em caminhos opostos.

Devemos nos lembrar que passamos por uma grande revolução industrial há mais de trinta anos, onde, o homem era parte integrante do processo mecanicista. Precisamos ter plena consciência de que é necessária a integração do homem em todo e qualquer processo de aprendizagem, não somente àquele voltado a aspectos tecnológicos. As organizações precisam ser o agente de desenvolvimento e integração dos seus colaboradores através da assertividade no desenvolvimento de políticas de treinamento e desenvolvimento.

Postado por Juliano J. Lopes


Continue lendo em



01/09/2010

IX Seminário de Gestão de Pessoas e Sutentabilidade no agronegócio


O Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (Gerhai) promove, no dia 24 de setembro, em Ribeirão Preto (SP), o IX Seminário de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade no Agronegócio. O evento vai destacar temas como o futuro do setor bioenergético brasileiro para as empresas familiares, o benefício de uma usina em funcionamento na comunidade, impactos da instalação de um site greenfield para a comunidade e o futuro da gestão de pessoas fente à internacionalização do setor de bioenergia.

Mais informações em: http://www.gerhai.org.br/seminario

Patch Adams e a Gestão de Pessoas

Trata-se de um filme instigante, de ótimo humor e de uma sensibilidade extraordinária. Baseado em uma história real a qual retrata a trajetória do renomado médico Hunter Adams, vivido pelo fantástico Robin Williams. O filme apresenta aspectos importantes para uma análise do contexto empresarial, em especial no que diz respeito, quebra de paradigmas, autoconhecimento, criatividade, atendimento, inovação, influência e persuasão, envolvimento, comprometimento, empreendedorismo e Liderança Empreendedora, e é claro com uma alta dose de humor.

Continuem lendo em: http://www.estacaorh.com.br/dicas-de-filmes/patch-adams-o-amor-e-contagioso

IV Congresso de Gestão de Pessoas

O IV Congresso de Gestão de Pessoas e o III Fórum Mineiro de Administração de Viçosa têm o propósito de reunir organizações e profissionais interessados em se aprofundar em um dos temas mais ricos, complexos e desafiantes da atualidade: a Gestão de Pessoas nas Organizações. O Congresso de Gestão de Pessoas acontece há quatro anos, e mais de 2100 pessoas já participaram do evento. Na edição deste ano estima-se a participação de 700 pessoas. A programação contará com palestras ministradas por especialistas, minicursos, mesas científicas e mesas temáticas relacionados ao tema. Este evento social institucional possui inscrição efetuada mediante entrega de alimentos, peças de vestuário ou kit de material escolar a serem doados às instituições filantrópicas da microrregião de Viçosa.
O IV Congresso de Gestão de Pessoas e o III Fórum Mineiro de Administração de Viçosa serão realizados nos dias 13 e 14 de setembro de 2010.

Saibam mais em: http://www.dad.ufv.br/congressogp/

Case 1

A empresa ZAP, grande produtora de pneus do triângulo mineiro, designou a sua gerente Mônica, a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal da sua empresa.

Os empregados responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos finais têm alto índice de rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho. No setor de entrega ao consumidor intermediário há destacado número de demissão por funcionário com mais de 1 (um) ano de trabalho.

De que forma o processo de treinamento de recrutamento e seleção pode estar relacionados aos fatos observados? O que você proporia para aperfeiçoar o processo de agregar pessoas?