Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

30/08/2010

Empreendendo no século XXI


Planejamento, capacidade de realização e poder de persuasão são características predominantes no espírito empreendedor. Em seu sentido mais puro, empreender é fazer acontecer, gerar bons resultados. No entanto, a independência e autoconfiança somente serão obtidas após a iniciativa pela busca de informações, pelo estabelecimento de metas e pelo planejamento e monitoramento sistemático das ações a serem efetuadas.

Para que um empreendimento seja realmente grandioso é necessário pensar além das turbulências do dia-a-dia sendo criativo e sabendo desenvolver essa criatividade para uma inovação. A criação de uma boa ideia gera a realização da mesma.

É importante que o planejamento ocupe um espaço específico dentro do contexto organizacional e para isso é necessário possuir o maior número de informações o quanto for possível, uma vez que o mundo profissional e empresarial não garante sustentação a empresas que não sejam informadas o suficiente para garantir suas atividades. Quanto mais informações, maior o conhecimento e quanto maior o conhecimento, maior a capacidade de empreender com sucesso.

Outro fator fundamental para que se obtenha sucesso em um empreendimento é o fato de manter sempre o mesmo foco, pois o planejamento torna suas ações objetivas e proporciona menor perda de tempo com correções de insucessos que não deveriam acontecer. Reduzir os custos é extremamente eficaz na consolidação de um empreendimento, principalmente quando analisamos uma tentativa de abranger uma boa fatia do mercado.

Alguns aspectos se fazem essenciais para a consecução de um empreendimento bem sucedido. Desenvolver o melhor produto ou serviço, com algum diferencial exclusivo, deixa-o com boa absorção do mercado. Da mesma forma, o relacionamento com o cliente e a implementação de sistemas de relacionamento e ambiente junto aos colaboradores também diferenciam e qualificam os grandes empreendimentos.


A cada dia que passa maior é a influência de projetos de sustentabilidade no âmbito organizacional, sendo assim é importante desenvolver um trabalho de forma que ele traga benefícios para a sociedade e incentivar o respeito das pessoas com o ambiente. Sendo assim, a organização consegue cumprir o seu papel de empresa responsável e cidadã.

Nos últimos anos, as pequenas empresas foram responsáveis pela criação de cerca de 96% dos empregos formais, isso significa que os pequenos empreendimentos, além de proporcionarem renda a muitos trabalhadores, conseguiram também obter o sucesso dentro de seus respectivos mercados.

É importante acreditar que o empreendimento concentra o valor naquilo que oferece ao público, ter segurança no sucesso da ideia implantada e competência para construir diferenciais, atuando com flexibilidade e, principalmente, “teimosia”.

Qual é o seu perfil?


Quando analisamos diferentes organizações, de diferentes nichos de mercado, podemos claramente detectar que cada uma delas possui uma personalidade diferente, trata-se de um estilo próprio de gestão característico de uma organização ou de outra. Em contrapartida, isso também ocorre com relação às pessoas que têm uma aptidão maior para atuar em determinadas empresas, pois seu perfil é compatível com as características que a organização necessita.

No entanto, para se tornar um profissional definitivamente realizado, atuando de acordo com suas características, é necessário que a pessoa mantenha o foco definido, caso o contrário correrá o risco de entrar em uma organização que não tenha nada a ver com seu estilo de atuação e que certamente não é aquilo que se deseja. Embora os desafios sejam tipicamente característicos de todos os tipos de organizações no moderno estilo de gestão, manter o foco na inovação como forma de sobrevivência no mercado pode ser eficiente na obtenção dos resultados organizacionais, contanto que o conhecimento, a velocidade, os resultados e a visão de longo prazo não sejam deixados de lado.

Num mercado onde a economia é baseada no conhecimento é necessário que a pessoa se disponha a aprender, buscando soluções por conta própria ou ficará fora desse mercado. Para vencer numa carreira, qualquer que seja, é necessário assumir riscos baseados em iniciativa e criatividade, além de demonstrar capacidade inesgotável de aprendizado, que proporcionarão capacidade para driblar os obstáculos com maior flexibilidade.

Dessa forma, os profissionais precisam ser estimulados continuamente para obterem bons resultados e para isso, é necessário que a organização tenha metas tão arrojadas quanto às de seus profissionais. Essa é a melhor forma de reter um profissional movido a desafios, principalmente levando em conta que somente dinheiro não consegue segurar um bom profissional, embora a sua falta o leve rapidamente para a concorrência.

Alguns funcionários são movidos pela remuneração e em algumas companhias, as formas de remuneração influem diretamente no desempenho da mesma. Em muitas organizações, um bom pacote de benefícios já está sendo considerado commodity da organização, o que não significa que outros aspectos de motivação como ambiente desafiador e oportunidades de crescimento devam ser deixados de lado. A flexibilidade dos benefícios oferecidos pela organização pode ser uma bandeira diferencial de cada companhia, o que a torna mais atrativa para muitos profissionais.

Podemos dizer que fidelidade ao empregador existe até que outra oportunidade melhor apareça. Funcionários que visam uma vida tranquila com estabilidade no emprego não aguentam muito tempo num mercado tão agressivo só pelo dinheiro e por isso, as organizações têm investido em políticas para melhorar o bem estar dos mesmos.

Já o investimento em saúde no trabalho pode beneficiar às organizações no ponto de vista econômico, visto que à medida que o homem se sente bem, ele trabalha melhor. A implementação de práticas que diminuem o ambiente de estresse e de pressão incorrem em um aumento do bem estar dos empregados. Algumas empresas se preocupam tanto com a qualidade de vida de seus funcionários que avaliam como eles vivem antes mesmo da contratação. Nos dias atuais as pessoas que possuem hábitos sedentários estão perdendo um diferencial em potencial para uma possível contratação perante seus concorrentes.

O termo responsabilidade social vem influenciando fortemente nas organizações globalizadas e, para algumas pessoas, fazer a diferença não se restringe a construir uma carreira de sucesso, mas influenciar positivamente na vida das outras pessoas. As empresas brasileiras já estão se atentando à importância de ser uma empresa socialmente responsável e para isso elas precisam ter um bom relacionamento com a sociedade e com os seus funcionários.
O fato de esse mercado estar em plena expansão aumenta a possibilidade de unir o trabalho social com uma carreira bem planejada e vem se tornando uma questão estratégica para qualquer organização. O trabalho social possibilita o desenvolvimento de um senso de liderança e de responsabilidade, aguçando também a criatividade e a iniciativa de cada funcionário que se identifique com a causa social. Entre dois profissionais com as mesmas habilidades, fica com a vaga aquele que mais se identifica com as causas sociais. De balanço financeiro, as organizações passaram a desenvolver indicadores que mostram seu engajamento com as causas sociais e ambientais.

Como a cada dia que passa o mundo corporativo se torna cada vez mais globalizado, muitas pessoas passaram a sonhar com uma carreira internacional bem sucedida. As megacorporações fazem uma varredura em todo o mundo em busca da descoberta de novos talentos que sejam considerados perfis ideais para o lugar ideal, principalmente porque existe uma dificuldade muito grande de encontrar a pessoa certa para preencher uma vaga no mercado internacional. Para vencer no mercado internacional é necessário que a pessoa tenha um perfil adaptativo e com experiência em culturas diferentes, assim como é necessário que tenha uma visão global de como conduzir os negócios. Quem deseja vencer nessa carreira precisa abrir mão do perfeccionismo.

Quando as companhias são de maior porte e visibilidade no mercado elas possuem a característica de valorizar seus funcionários perante o mercado. O que ocorre não é nada mais que a ostentação do trabalho bem feito. Quem procura essas organizações busca valorização, desafios constantes e oportunidades de crescer profissionalmente e, ao contrário do que tudo indica, empresas com essas características não costumam pagar muito bem e alegam que a maior recompensa para o profissional é a exposição de seu trabalho no mercado de forma bem mais eficiente.

Para encarar uma empresa com esse perfil é necessário possuir muito fôlego e principalmente jogo de cintura para acompanhar a rotina turbulenta de muitas mudanças e acontecimentos a que está submetida. Assumir riscos, dar sugestões e reconhecer que não sabe a resposta de questões quando não tiver ideia de como resolver um problema, são características importantes para quem se enquadra nesse perfil. Nesse mercado, decisões com prazos mínimos e dispondo de poucas informações são constantes e por isso a pressão por bons resultados é ainda maior.

Opções não faltam, seja na intenção de encarar desafios, ter boa remuneração com um bom pacote de benefícios, estabilidade no emprego, qualidade de vida no trabalho, responsabilidade social, carreira internacional bem sucedida ou visibilidade no mercado, existe uma organização que se enquadra perfeitamente ao seu perfil. É importante conhecer quais as próprias características antes de aceitar qualquer vaga de emprego, depois que isso acontecer pode ser tarde demais.

Valor Humano




O grande desafio para a nova gestão de pessoas na atualidade é tornar-se cada vez mais estratégica e, para isso, é necessário ver totalmente abolido o termo ‘Recursos Humanos’, principalmente porque o homem não deve ser visto como um recurso da organização e sim como um fator primordial para o seu sucesso.

É notável a migração do RH para uma posição mais

estratégica, principalmente analisando organizações mais avançadas e de grande porte. Essa migração está ajudando cada vez mais na pavimentação dos caminhos das mudanças impostas pelo mercado e influenciando cada vez mais nas decisões a serem tomadas. Trata-se de uma renovação da razão de ser dessa atividade comumente chamada de Recursos Humanos.

Tornar o ambiente de trabalho mais favorável para as operações cotidianas é o grande desafio, que pode ser alcançado com políticas mais avançadas de atração e retenção de talentos potenciais, além de formas de reconhecer e compensar os indivíduos, levando em consideração que a concorrência também se faz em cima da obtenção dos melhores profissio

nais.

A atratividade que a organização exerce sobre os candidatos dentro do mercado é a melhor forma de se mensurar os resultados do RH. Isso é possível analisando a atração de novos talentos ou em caso ocorra o inverso, a evasão dos grandes profissionais da organização, atraídos por projetos mais interessantes de outras empresas, sejam elas concorrentes ou não.

A área de gestão de pessoas é um ponto em comum em que as demais áreas da organização tendem a buscar talentos para a obtenção de bons resultados. Atualmente é muito comum empresas terceirizarem a gestão de recursos humanos e o mercado oferece muitas alternativas que facilitam a relação “empresa x terceirização”. É o caso do BPO (Business Process Outsourcing) que é um programa que foi criado para cuidar de processos de gestão de pessoas que vão desde a folha de pagamento até a implementação de políticas de desenvolvimento para os funcionários da organização onde o sistema está sendo executado.

Além de já ser uma função que sofreu muitas modificações nos últimos anos, a gestão de pessoas ainda sofrerá intensas modificações e exigências e em um ritmo muito mais acelerado, numa busca incessante de conseguir obter um nível estratégico cada dia mais elevado.

Programas de trainees e programas de estágio são formas de as empresas identificarem talentos o quanto antes com a finalidade de se antecipar em relação à concorrência, uma vez que esses profissionais promissores estão cada vez mais procurados no mercado. O mesmo vale para os profissionais mais experientes, pois, o empenho em reter os profissionais que fazem à diferença é cada vez maior.


Em geral, grandes talentos são atraídos por boas oportunidades de trabalho, unido ao desenvolvimento que a organização possa lhe proporcionar na busca por sua evolução como profissional. O posicionamento da organização, seus valores e sua cultura são fatores condicionantes na atratividade que ela exerce nos grandes talentos, pois, um talento precisa ter a sensação de estar crescendo profissional e pessoalmente e, acima de tudo, precisa se sentir útil na busca dos resultados da organização.

Verdadeiros talentos não estão disponíveis o tempo todo, é preciso ‘caçá-los’, pois ele sabe o valor de sua empregabilidade e também é bastante seletivo no momento de escolha da melhor oportunidade de trabalho. Simultaneamente, as organizações também querem ser escolhidas, o que torna esse processo mútuo.

No auge da era de revolução tecnológica, a demanda pela personalização dos serviços, do atendimento às pessoas e dos negócios em geral é cada vez mais intensa e condiciona o trabalho e o preparo das gerências para lidar com os talentos, que passam a ser muito mais exigidos e se tornam mais exigentes por se saberem valores para a organização.