Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

30/08/2010

Empreendendo no século XXI


Planejamento, capacidade de realização e poder de persuasão são características predominantes no espírito empreendedor. Em seu sentido mais puro, empreender é fazer acontecer, gerar bons resultados. No entanto, a independência e autoconfiança somente serão obtidas após a iniciativa pela busca de informações, pelo estabelecimento de metas e pelo planejamento e monitoramento sistemático das ações a serem efetuadas.

Para que um empreendimento seja realmente grandioso é necessário pensar além das turbulências do dia-a-dia sendo criativo e sabendo desenvolver essa criatividade para uma inovação. A criação de uma boa ideia gera a realização da mesma.

É importante que o planejamento ocupe um espaço específico dentro do contexto organizacional e para isso é necessário possuir o maior número de informações o quanto for possível, uma vez que o mundo profissional e empresarial não garante sustentação a empresas que não sejam informadas o suficiente para garantir suas atividades. Quanto mais informações, maior o conhecimento e quanto maior o conhecimento, maior a capacidade de empreender com sucesso.

Outro fator fundamental para que se obtenha sucesso em um empreendimento é o fato de manter sempre o mesmo foco, pois o planejamento torna suas ações objetivas e proporciona menor perda de tempo com correções de insucessos que não deveriam acontecer. Reduzir os custos é extremamente eficaz na consolidação de um empreendimento, principalmente quando analisamos uma tentativa de abranger uma boa fatia do mercado.

Alguns aspectos se fazem essenciais para a consecução de um empreendimento bem sucedido. Desenvolver o melhor produto ou serviço, com algum diferencial exclusivo, deixa-o com boa absorção do mercado. Da mesma forma, o relacionamento com o cliente e a implementação de sistemas de relacionamento e ambiente junto aos colaboradores também diferenciam e qualificam os grandes empreendimentos.


A cada dia que passa maior é a influência de projetos de sustentabilidade no âmbito organizacional, sendo assim é importante desenvolver um trabalho de forma que ele traga benefícios para a sociedade e incentivar o respeito das pessoas com o ambiente. Sendo assim, a organização consegue cumprir o seu papel de empresa responsável e cidadã.

Nos últimos anos, as pequenas empresas foram responsáveis pela criação de cerca de 96% dos empregos formais, isso significa que os pequenos empreendimentos, além de proporcionarem renda a muitos trabalhadores, conseguiram também obter o sucesso dentro de seus respectivos mercados.

É importante acreditar que o empreendimento concentra o valor naquilo que oferece ao público, ter segurança no sucesso da ideia implantada e competência para construir diferenciais, atuando com flexibilidade e, principalmente, “teimosia”.

Um comentário:

Pedro Batista disse...

Diante das dificuldades da manutenção das organizações, o empreendedorismo vem numa crescente ascensão nos mais diversos mercados,