
Ler um texto, responder um questionário parece ser uma tarefa simples, mas interpretar a essência dos mesmos, para muitos são obstáculos. Alunos, profissionais, qualquer pessoa pode ter dificuldades na compreensão pura de um texto ou em responder questões de um concurso. São inúmeros os fatos ocasionadores da má interpretação, como a falta de leitura, o desconhecimento de palavras e do assunto, como também a pressa na execução da leitura.
O habito de ler abre portas para uso de um novo vocabulário, ela desperta curiosidades e com isso automaticamente a pessoa passa a buscar novos assuntos. Muitos alunos são prejudicados por interpretações equivocadas de questões durante a realização das provas, o cuidado de ler pausadamente respeitando a pontuação ajuda muito na interpretação, é preciso buscar as palavras chaves e entender o que a questão esta querendo, é preciso responder todos os questionamentos feitos na questão. Muitos lêem rapidamente sem repetir a leitura, e palavras são confundidas e as afirmações e questionamentos entendidos de forma defeituosa.
Não basta ter uma noção do texto, é preciso colher os detalhes que o texto fornece e que podem ser pontos chaves para desenvolver sua critica. Os ansiosos sofrem muito com isso, lêem e acham que já entenderam, é preciso parar, refletir o texto lido, questione a você mesmo se foi absorvido todo o texto, ou se foi respondido o que a questão esta pedindo. O habito de leitura pode ser desenvolvido em qualquer idade, comece a ler assuntos que lhe agradam e com o tempo adicione outras leituras no seu dia a dia. Este hábito desenvolve uma melhor interpretação. Assim, a melhora não é só na interpretação do que as pessoas escrevem, mas a nossa própria comunicação tem como conseqüência também uma evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário