Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

22/09/2010

Dificuldades na Interpretação


Ler um texto, responder um questionário parece ser uma tarefa simples, mas interpretar a essência dos mesmos, para muitos são obstáculos. Alunos, profissionais, qualquer pessoa pode ter dificuldades na compreensão pura de um texto ou em responder questões de um concurso. São inúmeros os fatos ocasionadores da má interpretação, como a falta de leitura, o desconhecimento de palavras e do assunto, como também a pressa na execução da leitura.
O habito de ler abre portas para uso de um novo vocabulário, ela desperta curiosidades e com isso automaticamente a pessoa passa a buscar novos assuntos. Muitos alunos são prejudicados por interpretações equivocadas de questões durante a realização das provas, o cuidado de ler pausadamente respeitando a pontuação ajuda muito na interpretação, é preciso buscar as palavras chaves e entender o que a questão esta querendo, é preciso responder todos os questionamentos feitos na questão. Muitos lêem rapidamente sem repetir a leitura, e palavras são confundidas e as afirmações e questionamentos entendidos de forma defeituosa.
Não basta ter uma noção do texto, é preciso colher os detalhes que o texto fornece e que podem ser pontos chaves para desenvolver sua critica. Os ansiosos sofrem muito com isso, lêem e acham que já entenderam, é preciso parar, refletir o texto lido, questione a você mesmo se foi absorvido todo o texto, ou se foi respondido o que a questão esta pedindo. O habito de leitura pode ser desenvolvido em qualquer idade, comece a ler assuntos que lhe agradam e com o tempo adicione outras leituras no seu dia a dia. Este hábito desenvolve uma melhor interpretação. Assim, a melhora não é só na interpretação do que as pessoas escrevem, mas a nossa própria comunicação tem como conseqüência também uma evolução.

Nenhum comentário: