Nos dias de hoje, as empresas que quiserem competir nos mercados nacional e internacional, precisam manter uma sólida reputação de comportamento ético seja com seus clientes, seja com seus funcionários, uma vez que os bons resultados empresariais resultam de decisões morais e éticas. O comportamento ético deve fazer parte da política e de um código de conduta da empresa, para que possa despertar nos administradores de pessoas a consciência de como é possível errar na tentativa de padronizar as pessoas à nossa maneira, prejudicando com isso o indivíduo em primeiro plano e a organização posteriormente.
No mundo contemporâneo, estamos presenciando a busca por valores éticos e pela consolidação da democracia no ambiente organizacional, abrindo espaço para a discussão do papel das empresas como agentes sociais no processo de desenvolvimento humano do trabalhador e da importância da implantação de relações naturalmente mais éticas. As organizações devem implantar programas onde a ética se expresse no papel de crítica, reforma, atualização e revigoramento dos costumes e das instituições historicamente vigentes. Nesse contexto, a ética é definida como transparente nas relações e se preocupa com o impacto das atividades empresariais na sociedade. O trabalho a ser feito nas organizações é uma reeducação de valores, que implica uma mudança cultural e com incentivo à prática do diálogo constante para implantação de um código de ética e de conduta para todos os colaboradores, inclusive as chefias, baseado no respeito mútuo e no companheirismo.
Uma correta comunicação dos objetivos é fundamental para a construção de uma nova mentalidade empresarial efetiva que valorize a honestidade e a justiça, nos diversos dilemas morais vividos por funcionários e empregadores. É importante criar um código de ética e de conduta, onde nele existam regras de punição para as pessoas que cometem assédio moral, podendo ser considerado uma maneira da empresa ter um agente de prevenção contra esse tipo de agressão. Essa também é uma forma de zelar por um bom comportamento entre as pessoas no ambiente de trabalho, pois deverá ser seguido por todos, para que se possa obter um tratamento mais respeitoso aos profissionais.
Assim, as pessoas aprendem a trabalhar em grupo e a respeitar a sinergia dos colegas que convivem diariamente. Os profissionais passam a entender que as pessoas são diferentes entre si e que aproveitar essa diversidade de forma positiva, permite trabalhar não somente os modelos mentais, mas também outros modelos e outras formas de pensar em determinadas situações.
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