Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

19/10/2010

Sindicatos X RH

A melhor escolha: saber gerir em parceria com os sindicatos??!!

O gestor de RH tem que estar em sintonia com as tendências e comportamentos de toda a área sindical, no que diz respeito às normas coletivas, negociações e características aplicáveis. Deve agir profissionalmente, ou seja, enxergar o sindicato como um adversário e também parceiro, mas jamais como um inimigo ao segmento da empresa em que atua, harmonizando essas práticas com o mercado.

Ele não precisa aceitar tudo que os sindicatos desejam, mas aceitar as boas propostas e refutar as que prejudicam o segmento de atuação. Este processo envolve confiança, credibilidade, lealdade e respeito ao extremo, de ambas as partes, e o gestor de recursos humanos precisa ser muito hábil para liderar isso, atendendo às características de sua empresa e as demandas do mercado.

Portanto, a empresa deve motivar, remunerar e fornecer benefícios para seus colaboradores, para que, mesmo saindo da empresa, possuam a consciência e a imagem da empresa como um ambiente de trabalho respeitoso e harmônico. Além disso, a empresa nunca perde por cumprir a legislação.

Um comentário:

Patrícia Moreira disse...

É necessário hoje, que o gestor conheça no mínimo as normas que regem a organização, as leis e normas trabalhistas!
Quando não se dá o devido valor a elas, a empresa passa por grandes dores de cabeça!