Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

07/10/2010

Sindicatos: Importância no Brasil


O termo "sindicato" deriva do latim syndicus, proveniente por sua vez do grego sundikós, que designava um advogado, bem como o funcionário que costumava auxiliar nos julgamentos. Os sindicatos são extremamente importante para que as condições de trabalho (Condições de Vida no Trabalho) dos trabalhadores sejam melhores. No Brasil os tipos de sindicatos mais comuns são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

O artigo referenciado é de autoria de Graça Druck e apresenta uma relação pontual entre os sindicatos, os Movimentos Sociais e o Governo Lula. Uma abordagem histórica-conceitual fundamental pra quem deseja intender o papel dos sindicatos na sociedade brasileira.

O contexto social e político brasileiro pós-Governo Lula inspira e requer novas reflexões no que se refere à relação construída entre o Estado, o governo e os movimentos sociais no país. Trata-se de uma nova experiência, especialmente para os movimentos sociais e para o movimento sindical, ressurgidos e criados após o fim da ditadura militar, e que nos anos 1980 se ergueram na luta por autonomia e liberdade em relação ao Estado, particularmente no campo sindical, cuja expressão maior foi a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1983, que nasceu e se constituiu fora da estrutura sindical oficial (DRUCK, 2006, p. 1).

Leiam em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal19/debatesdruck.pdf

Nenhum comentário: