Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

08/10/2010

Ética nas organizações

Ética vem do grego ethos (costume, caráter, comportamento) e esta se relaciona a diversas dimensões da vida individual e coletiva. A ética se torna cada vez mais importância dentro das organizações, devido principalmente a conflitos de ideias, interesses e comportamentos.

Algumas máximas nos ajudam a compreender o que é ética:

  • Ø "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta." (VALLS, 1993).
  • Ø "Tem coisa que eu quero mais num devo; Tem coisa que devo mais não posso e tem coisa que eu posso mais num quero.” (Mario Sergio Cortella).
  • Ø "Tudo me é lícito, mas, nem tudo me convém." (Carta de São Paulo).
  • Ø "O que significa ser ético? Ser ético nada mais é que cumprir os valores da sociedade em que vive, é agir sem prejudicar o próximo, é agir e se responsabilizar pelas conseqüências de suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados." (MOREIRA, 2007).

Apesar de diversas divergências conceituais (o vocábulo ethos é plurívoco) como apresenta Paulo Ghiraldelli Junior, Mario Sérgio Cortella, Marilena Chauí, Roberto Janine e outros que discutem a temática; a ética é um fator fundamental não só ao indivíduo mais a vida em sociedade. Dentro das organizações ela se torna um pilar, um referencial.

Ser ético dentro das organizações é levar em conta o que suas ações como gestor, acionista, empregado pode impactar numa série de stakeholders; logo é fazer o julgamento entre o trinômio que se dialetiza - querer, poder e dever - (definição do autor).


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