Também houve redução do número total de acidentes notificados no país. No ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 723.452 acidentes de trabalho, número 4,3% menor que em 2008, quando foram notificados 755.980 acidentes.
A boa notícia, segundo o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional, Remígio Todeschini, deve-se ao trabalho integrado que vem sendo feito pela Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST), desde o início de 2008, no combate à acidentalidade e às mortes nos locais de trabalho.
“Nesse período”, destaca Todeschini, “houve maior conscientização de todos os envolvidos na CTSST, que além de aprovar a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho vem atuando para diminuir os acidentes nos setores mais críticos, como no da construção civil e do transporte rodoviário de cargas”.
Na comissão, além dos representantes do governo federal na área de Previdência, Saúde e Trabalho, há a participação paritária das centrais sindicais e das representações empresariais.
Dados mais completos e detalhados sobre acidentes de trabalho serão divulgados até o final do ano, quando deverá ser publicado o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2009 – publicação conjunta dos Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego.
Os dados do anuário Estatístico da Previdência Social estão disponíveis no site http://www.previdencia.gov.br/, na seção “Estatísticas”, ou clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministerio da Previdência Social
Um comentário:
A quantidade de acidentes trabalhistas ainda são números muito significativos se comparada à mão-de-obra ativa do Brasil. Os números dos acidentes de trabalho estão caindo, mas o ideal mesmo seria que fossem mínimos.
Postar um comentário