Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

11/11/2010

Desenvolvimento de Lideranças - Estudo de caso: Grupo Habib's



Habib’s: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças é uma estratégia organizacional

Entre várias ações estratégicas da área de Recursos Humanos, uma delas é identificar através de pesquisa da realização de pesquisa de clima, o nível de satisfação do colaborador, inclusive, no aspecto liderança. Isso foi constado na prática pelo Grupo Habib's que a partir da aplicação dessa ferramenta que possibilita a mensuração de vários indicadores corporativos, através da Universidade Corporativa, instituiu oficialmente o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), em setembro de 2009.

Na oportunidade, a organização constatou que a construção de um clima de alto desempenho refletia na qualidade da liderança. Somando-se a isso, considerou-se ainda que o cenário de competitividade que as empresas enfrentam, busca líderes comprometidos com o incremento de resultados, que saibam atuar de forma integrada com todos os parceiros da estrutura, que estimulem constantemente o crescimento de suas equipes, sejam proativos e inovadores e proporcionem um clima organizacional de alto desempenho.

O Grupo Habib's possui 22 anos no mercado. Conta com 305 lojas no Brasil, em 15 Estados e no Distrito Federal. Por duas vezes foi eleita a Melhor Franquia do Ano, pela ABF - Associação Brasileira de Franquia. Conquistou quatro prêmios "Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente" e por três vezes foi escolhida como a Melhor Fast Food, no Prêmio Alshop Visa. Conta com 130 milhões de consumidores ao ano, 15 mil funcionários diretos e 12 centrais de produção.

De acordo com Ana Lúcia Rocha, responsável pela coordenação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças em todo o Brasil, um líder bem preparado, consciente de suas responsabilidades motiva para o resultado, apoia o crescimento da equipe, introduz novos processos e tecnologias, proporciona o crescimento da empresa e garante competitividade. Diante disso, o programa idealizado por Ana Paula Cesar, diretora de Recursos Humanos objetivou: promover a disseminação e fortalecimento dos valores da Rede Habib's; despertar e reforçar comportamentos e atitudes como alicerce para o crescimento do negócio; bem como oferecer um Plano de Crescimento aos profissionais que fazem a Gestão de Pessoas, ajudando-os a desempenharem seus papeis de forma sistêmica e integrada para fazer a diferença nos tempos de grandes desafios.

A partir desses objetivos, foram selecionados seis passos considerados necessários para a construção do ciclo contínuo da Liderança como Capacidade Organizacional:
- Articular uma proposta de liderança sólida e consistente.
- Divulgar o Modelo de Liderança para resultados estratégicos.
- Avaliar os líderes e a liderança, dimensionar os "gaps".
- Investir na capacitação e no desenvolvimento.
- Medir o impacto no investimento.
- Conscientizar os líderes e assegurar a nova reputação.


Continue lendo em: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Materia/6840/habibs-o-programa-de-desenvolvimento-de-liderancas-e-uma-estrategia-organizacional.html

Nenhum comentário: