Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

02/11/2010

Stress X Trabalho



Estresse no trabalho: ele acaba com sua saúde


Ana Maria Rossi
Sete segundos após perceber uma situação estressante - seja por excesso de cobranças do chefe, prazos apertados, tarefas demais - o organismo se prepara, fisiologicamente, para reagir: a pressão arterial sobe, a freqüência cardíaca acelera, a respiração se torna mais superficial e rápida, os músculos se contraem e as mãos e os pés ficam frios e suados.

Para o corpo, os excessos no trabalho criam uma situação de defesa e as adaptações fisiológicas preparam o indivíduo para a luta. Mas quem é o inimigo? Você. Não há com quem lutar e seu corpo vai experimentar essa sensação - chamada de estresse - por horas, todos os dias. Mas se os encargos profissionais não vão diminuir, então, é preciso descobrir estratégias para reduzir as doses extras de hormônios e toda a tensão gerada por este inimigo invisível. E elas são mais simples do que se imagina.

Manter um estilo de vida saudável está no topo desta lista. Uma atividade física regular, por exemplo, ajuda a liberar a tensão e, de quebra, joga doses de endorfina no organismo que dão uma sensação de prazer. Atividades de relaxamento também têm papel importante nisso, como a prática da meditação, do yoga ou do tai chi chuan.

De acordo com pesquisas feitas pelo cardiologista americano Herbet Benson, fundador do Instituto Mente/Corpo da Universidade de Harvard (EUA), este tipo de prática fortalece o sistema imunológico. Técnicas de visualização - que podem ser feitas em casa ou no ambiente de trabalho - também disciplinam a mente e evitam os efeitos danosos do estresse. E, certamente, ter tempo reservado na agenda para o lazer, a família e os amigos. Rir, viajar, brincar com os filhos, namorar, bater papo com os amigos são excelentes antídotos para relaxar o corpo e a mente e nocautear as tensões provocadas pelo trabalho.

Nenhum comentário: