Objetivo

Este blog tem por objetivo promover discussões referentes ás práticas de Gestão de Pessoas, analisar diversas políticas de RH adotadas por empresas nacionais e internacionais, mostrar a importância de uma Gestão Estratégica e ainda especificar teoria e prática no que abrange os Processos de Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.

É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Izabela Resende, Juliano J. Lopes, Patrícia Moreira Alves, Patrícia Rabelo C. Rodrigues, Pedro Henrique Alves Batista e Valderí de Castro Alcântara.

05/11/2010

Orientação e Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Depois de recrutar e contratar os funcionários o passo seguinte é orientá-los e treina-los, o que consiste em transmitir-lhes as informações e habilidades necessárias para realizar com sucesso seu novo trabalho.
A orientação de funcionários transmite aos mesmos as informações básicas de que necessitam para desempenhar satisfatoriamente o seu trabalho, como as informações sobre as regras da empresa. Já o processo de treinamento é o conjunto de métodos utilizados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho de uma atividade específica.
O processo de treinamento e desenvolvimento é dotado de uma sequência de tarefas que são fundamentais para a consecução das atividades. O primeiro passo é determinar quais são as necessidades de treinamento para que, em seguida, sejam analisadas as tarefas que serão executadas e, para os funcionários com desempenho deficiente é necessária uma análise de desempenho. Depois do levantamento das necessidades de treinamento, devem ser estabelecidos objetivos concretos e mensuráveis.
Os treinamentos se dividem em uma gama de possibilidades distintas, onde o gestor deve identificar a melhor oportunidade ou a que mais se aproxime mais do objetivo esperado segundo as necessidades da organização.

Um comentário:

Pedro Batista disse...

Com um programa de orientação adequado, o funcionário consegue se adaptar com maior facilidade com a cultura e rotina da organização. A falta de habilidades técnicas ou até mesmo de conhecimento de novas tecnologias podem contribuir para o baixo desempenho de um funcionário, por isso é importante um bom treinamento para desenvolver novos potenciais em cada empregado.